segunda-feira, 30 de junho de 2014

THE OSCARS


Eu não sei vocês, Mas quem nunca sonhou em atravessar o tapete vermelho da fama? Já se perguntou como funciona a maior e mais antiga premiação cinematográfica? Então confira os bastidores do “Academy Awards”, vulgo, OSCAR!

Sempre que ouvia falar em Oscar, eu imaginava: poxa, esse tal de Oscar deveria ser um cara muito foda, ele criou um baita de uma premiação e ainda entrega uma estatueta de ouro dele mesmo pra os melhores do cinema, mas não é nada disso pra começar em 1927 Louis Mayer fundou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e só em 1929 que ocorreu a 1ª premiação cinematográfica, o modelo era basicamente o mesmo do que estamos acostumados hoje, a 1ª premiação acontecem em Hollywood para honrar os ator e diretos que se destacaram em 1927 e 1928, e foi apresentada por atores e diretores famosos (na época) dentre eles Douglas Elton Ullman.

Hoje quando falamos em Oscar ligamos diretamente à televisão (o que parece óbvio), mas nem sempre foi assim, a cerimônia só foi transmitida a partir de 1953 somente nos EUA e no Canadá, foi em 1969 que a famosa premiação começou a se consolidar em todo mundo através da transmissão internacional, a partir dos anos 90 o Oscar vem marcando altos níveis de audiência, aliás, um dos maiores, perde apenas para a copa do mundo e olimpíadas, em 1998 mais de 57.25 milhões de pessoas assistiram a cerimônia somente nos EUA, no Brasil o Oscar é transmitido pela rede Globo e pelo canal TNT.

Depois de 87 anos o Oscar se manteve, firme e forte como a melhor e mais completa premiação, e com o tempo muitas coisas mudaram, por exemplo, hoje é realizado na cidade de Los Angeles, mais precisamente no tetro Kodak, e não mais em Hollywood. Mas algumas coisas se mantem: Indicar para categorias ( ao todo 24), pessoas que tenham se destacado no ano anterior à premiação, dentre as principais categorias temos os melhores sendo, atrizes, atores, diretores, cineastas, músicos e etc. Para eleger estes indicados é solicitada a já citada Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que é constituída por mais de 5.000 membros, Depois de uma maioria votante são eleitos cinco indicados de cada categoria e a partir daí temos uma das maiores e mais prestigiadas cerimônias do planeta. Concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas de Los Angeles no ano anterior à cerimônia escolhidos. Lembrando que cada membro da academia vota na sua categoria (Ator juga ator, diretor julga diretor e assim por diante) e na categoria melhor filme todos votam. 

Segundo o primeiro diretor do Oscar a academia deve ser renovada a cada ano com membros que já tenham contribuído importantemente para o cinema dentro das categorias propostas. Este ano, recentemente foram incluídos à academia 271 novos nomes, dentre os quais temos Lupita nyong’o, Michael Fassbender, Pharrell Williams e o ator Josh Hutcherson.


Desde sua concepção até  1989, a expressão the winner is... (o vencedor é…) era usada para anteceder o anuncio dos vencedores, mas mudou para the Oscar goes to… (o Oscar vai para…). Com a justificativa de não tem perdedores nessa festa.

 Você já deve ter se perguntado porque as pessoas falam tão rápido quando são premiadas, bom cada ganhador tem no máximo 45 segundos para fazer um discurso de agradecimento, quem estoura o tempo é interrompido por uma musiquinha irritante.


O tão sonhado homem: dourado e careca. 
A estatueta da premiação tem 35 cm, pesa quatro quilogramas, ela é um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada atravessada verticalmente no peito, ela é feita a partir de estanho e banhado a ouro 14 quilates e tem valor estimado em 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável. Por causa disto a atriz Vivien Leigh já negociou sua estatueta por 562 mil dólares em um leilão, mas depois deste vexame todos aqueles que ganham a estatueta assinam um termo, no qual, não podem vender trocar ou negociar, suas estatuetas.

Mas afinal, que raios é OSCARS?
Não se tem certeza quanto a esse fato, mas se tem duas linhas de pensamento quanto ao nome da premiação, uma delas é que Margareth Herrick, a secretária executiva da academia, olhou para a estatueta disse: “Parece meu tio Oscar” os jornalistas que ali estavam a procura de matérias, pensando ser uma especulação sobre a estatueta publicaram em diversos jornais e a falsa noticia se alastrou tanto que até hoje à conhecemos assim por causa disto. A outra versão é que a pequena estatua fazia a atriz Bette Davis se lembrar de seu marido Harmon Oscar Nelson. Mas o apelido só foi reconhecido como nome em 1939.
 ________________________________________________________________________________________________

A postagem foi escrita por Kevim Bordignon nosso mais novo colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário