sábado, 30 de agosto de 2014

Conhecendo: Sherlock (série)



Esta postagem contém spoilers de leve sobre a série, para quem não a viu ainda e não conhece nada de Sherlock Holmes.

Como eu imagino, todo mundo já ouvir falar de Sherlock Holmes, o famoso detetive que vive na cidade de Londres, Inglaterra, e tem um poder de dedução fora do comum. Ele usa desse dom para resolver crimes em sua cidade (em sua maioria, assassinatos). A história original e contos são de autoria Sir Arthur Conan Doyle. Na série de TV, que foi criada por Mark Gattis (que interpreta Mycroft, irmão mais velho de Sherlock) e Steve Moffat,  há um diferencial do que vemos nos filmes inspirados nas história de Sherlock.
Interpretado por Benedict Cumberbatch, o detetive está adaptado aos dias atuais mesmo que os contos e sua base continuem como nos livros de Doyle. Junto com John Watson, interpretado por Martin Freeman (o Bilbo Bolseiro de Hobbit), os dois formam uma dupla imbatível contra os crimes de Londres. Há fãs que shippam (torcem pelo casal) e até chamam de JohnLock. 

A série de TV foi lançada em 2010, com seu piloto oficial de aprox. 90min. Porém no início a proposta era para a série ter episódios de 60 min, e teve até um piloto não-oficial que tinha 55 min mas a BBC(emissora oficial)  pediu para que houvesse mudanças e o piloto foi gravado de novo. Entre julho e agosto de 2010 foram exibidos os primeiros três episódios que compõem a primeira temporada (sim, são só três por temporada). Dois anos depois (sim², são dois anos de hiatus) foi lançada a segunda temporada.

Neste ano, no Emmy realizado dia 25 de agosto de 2014, a série foi a mais premiada da noite levando 7 troféus, incluindo de melhor ator de minissérie para TV para Benedict, melhor coadjuvante de minissérie para TV para Martin e melhor roteiro por His Last Vow (último episódio exibido).

Confiram abaixo os personagens.

Personagens:
Sherlock Holmes (mais frio que freezer de geladeira)
Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes - Frio mas com um carinho muito grande com seu companheiro de investigações(não que ele demonstre muito esse carinho), Sherlock é o tipo de pessoa que deduz tudo pelo jeito que você anda ou até mesmo pelo o que você veste. Um exemplo disso é quando deduz (e acerta) que Watson serviu no Afeganistão ou Iraque como médico do exército, pelo seu bronzeado na mão, corte de cabelo e bengala. Ele autodenomina-se "detetive consultor" e o único mundo, por que ele disse que a profissão foi inventada por ele. É obcecado por desvendar crimes e quando não faço isso entra em crise de abstinência, assim como quando não está fumando cigarros. Já alegou que fica dias sem falar com alguém por que precisa ficar pensando nos mistérios que está resolvendo. Ele não gosta de receber dinheiro por seu trabalho.
John Watson ("grande" homem)
Martin Freeman como John Watson - Médico do exército do Afeganistão que começa a série com problema na perna que Holmes deduz que seja psicológico, por causa dos traumas nas batalhas - John a primeira vista, estranha o jeito de Sherlock mas logo depois o segue em todos os lugares e o ajuda nas investigações. Várias pessoas nos episódios da série acham que ele é namorado de Sherlock e ele fica furioso por isso. Conhece Sherlock pois um velho amigo de faculdade diz que um conhecido dele precisa um colega de quarto.
Mycroft Holmes (inteligência de família, só inteligência)
Mark Gattis como Mycroft Holmes - o irmão mais velho de Sherlock que trabalha para o serviço secreto inglês, um nome que abre portas literalmente, como já disse Sherlock. O irmão reclama muito dele e eles não têm tanto contato como familiares. Mycroft é tão inteligente quanto Sherlock e podemos perceber que o dom da dedução também pairou sobre Mycroft. Em um episódio da série descobrimos que uma das fraquezas de Mycroft é Sherlock Holmes, pois ele procura sempre proteger o irmão.
Jim Moriarty (cara de louco e não é só a cara)
Andrew Scott como Jim Moriarty - o arqui-inimigo de Sherlock que é obcecado por detonar com a vida do detetive, é o maior consultor criminal de todo o mundo. Ele faz de tudo para chamar a atenção de Sherlock e manipulá-lo pois ele sabe que Sherlock tem um certo vício em resolver crimes. Sherlock alega no primeiro episódio que conhece Moriarty(sem saber que é ele) que ele é gay por algumas características do personagem.
Mrs. Hudson (adorável até dizer que não é sua empregada)
Una Stubbs como Mrs. Hudson - a proprietária do apartamento de Sherlock e Watson que vivem juntos na rua Bakerstreet 221B, é um doce de pessoa e tem um carinho imenso por Sherlock. Várias vezes ela o repreende por ele ficar animado com certos assassinatos. Está sempre oferecendo chá ou comida, mas falando que não é empregada dos dois detetives. Sherlock foi morar lá pois Mrs. Hudson devia um favor ao mestre da dedução, depois que ele garantisse que seu marido morresse.
Greg Lestrade (grande profissional da investigação)
Rupert Graves como Greg Lestrade - o inspetor da polícia que sempre pede a ajuda de Sherlock pois nunca consegue resolver os mistérios, é também seu amigo. Sempre faz tudo o que Sherlock pede quanto o quesito é a resolução dos mistérios e sempre acredita na palavra do detetive, mais do que em qualquer outro detetive.
Molly Harper (vê gente morta)
Louise Brealey como Molly Harper - funcionária do St. Barts onde Sherlock faz suas experiências químicas e pesquisas, ela lida com cadáveres e podemos perceber desde o primeiro episódio da série que ela é apaixonadinha por Sherlock e ele se aproveita muitas vezes para conseguir o que quer e outras ignora o sentimento dela e até a deixa sem graça. Ela é uma das amigas mais próximas do  detetive consultor.
Irene Adler (adora um chicote)
Lara Pulver como Irene Adler - mais conhecida como a única mulher que mexeu com Sherlock, na série ela é uma mulher que possui fotos comprometedoras de uma pessoa importante no governo inglês. Ela aparece nua para Sherlock em seu primeiro encontro, mas também demonstra que é uma pessoa muito esperta e inteligente e isso que chama sua atenção. Ela foi contratada para seduzir o consultor e trabalha para Jim Moriarty. Ela alega que não se apaixonou por ele, mas é mentira. Ele pensa nela várias vezes e dá pra perceber que ela realmente mexeu com ele.
Mary Morstan (um doce de mulher)
Amanda Abbington como Mary Morstan - ela demora a aparecer um pouco, mas torna-se noiva de John. Percebemos que ela é também muito esperta e que Holmes gosta dela, diferente das outras namoradas que Watson teve. Na série ela tornar-se alguém que surpreende o espectador.

A série é no estilo policial e cheia de suspense, são 90 minutos que a gente nem sente e nem cansa. Eu mesma, devorei em 1 semana praticamente, mas vou ter que esperar até 2016 para conferir a 4ª temporada (essa é a desvantagem da série), por isso tem fãs que dizem que esse é o fandom mais sofredor. 
Há várias adaptações de Sherlock Holmes por aí, eu já pude conferir o primeiro filme que conta com Robert Downey Jr. e todos os personagens citados acima estão no filme (menos Molly), mas de modo diferente. Tanto que Sherlock não é tão frio quanto na série. John Watson aparece mais enfrentando Sherlock no filme. E Irene Adler e Holmes parecem ter bem mais entrosamento/química/paixão do que na série. Pra quem já leu os livros de Sherlock Holmes (não é meu caso) pode ser que hajam algumas divergências, mas mesmo assim vale a pena conferir esta adaptação.

Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário