sexta-feira, 27 de junho de 2014

Extraordinário | Resenha


Sabe quando todo mundo fala bem de um livro, mas tu tem aquele medo ou receio de comprar?! Eu tava assim, até que criei coragem e resolvi comprar Extraordinário da escritora R. J. Palacio. O livro é literalmente extraordinário, não apenas pela historia, mas também pela escrita, é daqueles livros que tu pode começar a ler em uma tarde, e acabar  à
 noite. Uma leitura super fácil, e nada cansativa. O livro é produzido pela editora Intrínseca aqui no Brasil, e contém 318 paginas. 


O livro conta a vida de August (ou Auggie). Auggie tem uma síndrome genética, uma sequela, com uma grandiosa deformidade em seu rosto, e graças a isso ele já passou por diversas cirurgias. August tem 11 anos, e nunca frequentou a escola, estudava em casa com sua mãe. Até que um dia sua mãe decidi que ele está pronto pra frequentar a escola, primeiramente Auggie, leva um choque e nega várias vezes a ida pra escola, fazendo com que a família se comova, porém eles sugerem para ele uma pequena experiencia, conhecer a escola na qual ele frequentaria. August conhece a escola e conversa com o diretor, sempre muito tímido. O diretor convida alguns alunos para se enturmarem com August, que aceitam a proposta apesar de estarem de férias. Auggie sempre reparava no modo no qual as pessoas olhavam para ele, e normalmente as pessoas ficavam espantadas, mas na maioria das vezes elas conseguiam disfarçar, porém quase sempre ele percebia esse choque, ou susto, que ele causava nas pessoas.

Ele até que gosta, e decidi sim entrar na escola, ele tem a difícil missão de mostrar pras pessoas, que apesar de sua aparência, ele é sim um garoto normal, e legal assim como todos os outros. August conquista alguns amigos, poucos, mas verdadeiros, se magoa com alguns, mas tudo se resolve. 


A narrativa do livro também é ótima, e de fácil compreensão, ela é feita por August, seus amigos, e familiares. August era alguém admirável, apesar de todos rótolos ou preconceitos que as pessoas apresentavam contra ele, algumas vezes ele até brincava com isso, fazendo também com que as pessoas além de se comover se aproximassem dele, pelo jeito que ele realmente é. O livro contém também algumas partes, dramáticas e comoventes. Foi o tipo de leitura que quando comprei não imaginei que fosse ser tão boa, valeu muito a pena, Extraordinário merece um super, super recomendo.

No finalzinho no livro tem algumas frases, enquanto eu lia algumas, diversas me comoveram, vou deixar aqui as minhas preferidas: 

Concordo que Extraordinário é o tipo de livro que merece sim uma adaptação cinematográfica, porém sempre fica aquele medo de: eles vão estragar o livro. A gente espera que Extraordinário não entre pra essa lista. De acordo com o site da Intrínseca, extraordinário, vai sim ter uma adaptação para os cinemas, os direitos estão por conta da  Lionsgate. O filme ainda não tem previsão de estreia, e ainda não vi nenhuma movimentação de atores selecionados ou algo do tipo, fica ai a nossa torcida para Extraordinário nos cinemas. Lembrando que o filme será adaptado por David Hoberman e Todd Lieberman, e vai ser escrito por de Jack Thorne.



A Intrínseca divulgou em seu canal no Youtube um book trailer no livro, vale a pena dar uma conferida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário