domingo, 24 de agosto de 2014

Cinema | Richard Zimmer

Como o Janderson disse no outro post sobre o Zico, é com certeza a melhor feira do livro que já teve na nossa escola, simplesmente as melhores palestras que eu já vi e as mais interessantes. Ontem tivemos uma palestra sobre Cinema e foi incrível. Tivemos a presença de Richard Zimmer e William.
Os dois deram um show falando sobre cinema, arte, filmes brasileiros, etc...    

Richard é gaúcho, nascido em Dona Francisca e como um apaixonado por cinema, foi estudar cinema em Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros lugares pelo mundo.. A ideia principal deles é fazer um escola de cinema no Rio Grande do Sul e isso é realmente maravilhoso.

William é de São Paulo e estudou cinema em Cuba, Los Angeles.. Fez 16 novelas e já trabalhou na Globo.
Ele falou sobre o fato de hoje em dia ser mais fácil fazer cinema, podemos fazer cinema com uma câmera, um celular, o que a um tempo atras não era possível, quando existia a película.

Uma das frases que ele disse e que eu mais gostei foi:
"Quando vocês assistirem um filme, não assistam só a história do filme, mas prestem bem a atenção na arte de fazer cinema, cada detalhe do filme traz uma mensagem pra passar para a gente, quando você estuda o cinema, você aprende que no cinema o filme não traz só uma história, tem mensagens, muitos códigos, muitas vezes até um objeto de cena é uma mensagem e isso é o incrível do cinema." 

Richard colocou varias vezes "O cinema revolucionou o mundo" em quanto dava a palestra e realmente temos que concordar. O que seria de nós sem o cinema? Hoje em dia é impossível contar a história da humanidade sem falar do cinema, sem a imagem.
E é claro com o avanço da tecnologia é muito mais fácil fazer cinema, seja um documentário, um curta, até mesmo um filme, a tecnologia ajuda muito o cinema, é a revolução do cinema! 

O cinema surgiu em 1895, na França, quando os irmãos Lumière construirão o cinematografo e filmaram a chegada do trem, que tem 13 minutos de duração e foi apresentado num café em Paris com um publico de 29 pessoas e quando projetado o "filme" as pessoas sairão correndo, apenas um magico ficou sentado olhando e ele percebeu que isso cria emoções, sensações. E foi a partir desse momento que o cinema tomou outro rumo e é o que conhecemos hoje em dia. Uma das frases que o Richard colocou e eu simplesmente não esqueci foi essa: "A gente não vê cinema, a gente sente o cinema"
É claro que não perdemos a chance de tirar uma foto com os dois, respectivamente da esquerda (William, Janderson,Richard e eu)

Um dos filmes mais citados durante a palestra e apresentado a nós foi "O Baile" de 1983, é um filme mudo, um musical e o favorito de Richard, por termos que prestar atenção no rosto dos personagens e assim conseguimos entender a historia sem eles falarem uma palavra.

Aqui tem o filme para quem se interessou:

   
Eu particularmente achei o filme bastante interessante e até mesmo engraçado.
Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário